Arapiraca

Manoel Teles, um sertanejo visionário e extremamente humano que virou nome de bairro em Arapiraca

Antes de se casar, Manoel Teles foi trabalhar com Padre Cícero, então governador do Ceará, na construção das trincheiras feitas para conter o avanço da Coluna Prestes...Ganhou dinheiro, voltou para Batalha, se casou, gerou filhos, e expandiu os seus negócios, comprando mais terras e gado

29/09/2024 09h25
Por: Redação
Fonte: Roberto Gonçalves

Nasceu na cidade de Águas Belas, em Pernambuco, em 12 de julho de 1895, e faleceu em Arapiraca, no dia 03 de janeiro de 1979. Veio com os pais, Lourenço Douca, e Rita Calixo (e irmãos), no ano de 1900, para Alagoas, onde seus pais compraram a fazenda Massapê em Jacaré dos Homens.

 

Em 1935, seus pais venderam o Massapê, e toda a família veio morar em Batalha, comprando duas propriedades: O Juazeirinho e o Tributino. Em 1936, Manoel Teles (Manoel Douca, como era conhecido, ele e toda a família), casou-se com a Batalhense Julia Rodrigues, com quem teve 14 filhos: Marinete, Gedalva, Rosalva, Maria, Marlene, Ivanilda, Jorge Douca, Zé Douca, João Douca, Luis Douca (meu pai, hoje com 90 anos, o único dos filhos homens, ainda vivo), Benício Douca, Geraldo Douca, Fernando Douca, e Manoel, o último filho do casal, que faleceu com apenas 1 ano de vida.

 

Antes de se casar, Manoel Teles foi trabalhar com Padre Cícero, então governador do Ceará, na construção das trincheiras feitas para conter o avanço da Coluna Prestes...Ganhou dinheiro, voltou para Batalha, se casou, gerou filhos, e expandiu os seus negócios, comprando mais terras e gado... Após encaminhar seus filhos na vida, mudou-se para Arapiraca, com sua inseparável esposa Júlia, em 1948, onde adquiriu uma grande propriedade rural, abrangendo hoje, todo o bairro que leva o seu nome...

Homem de fibra, empreendedor e de bom coração...Ajudava muito as pessoas em dificuldades na vida.

 

 Quando começou a vender os chãos de casas, muita gente foi ajudada por ele, até na construção de seus lares...Quando alguém estava sem trabalhar, e não podia pagar as parcelas da compra do terreno, ele ajudava até na compra da feira...Fez isto com muita gente...Era muito humano, muito justo... Não foi à toa, que os próprios moradores pediram ao então prefeito de Arapiraca, Severino Leão que colocasse o nome dele no bairro, que engloba toda aquela área, que vai da linha do trem, até o Lago do Perucaba.

 

 *Testemunho e pesquisa familiar de Manoel Viana, Jornalista, artista plástico, publicitário, chargista, cartunista, caricaturista e neto de Manoel Teles.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP
Atualizado às 01h07
17°
Tempo nublado Máxima: 26° - Mínima: 17°
17°

Sensação

4.12 km/h

Vento

93%

Umidade

DETRAN
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Arpairaca Centenária
Marques da Silva - A Morte Anunciada
Contabilista Marcia Michelline
Mais lidas
Severino Angelino
Homens e Mulheres de Sucesso