Nasceu na cidade de Águas Belas, em Pernambuco, em 12 de julho de 1895, e faleceu em Arapiraca, no dia 03 de janeiro de 1979. Veio com os pais, Lourenço Douca, e Rita Calixo (e irmãos), no ano de 1900, para Alagoas, onde seus pais compraram a fazenda Massapê em Jacaré dos Homens.
Em 1935, seus pais venderam o Massapê, e toda a família veio morar em Batalha, comprando duas propriedades: O Juazeirinho e o Tributino. Em 1936, Manoel Teles (Manoel Douca, como era conhecido, ele e toda a família), casou-se com a Batalhense Julia Rodrigues, com quem teve 14 filhos: Marinete, Gedalva, Rosalva, Maria, Marlene, Ivanilda, Jorge Douca, Zé Douca, João Douca, Luis Douca (meu pai, hoje com 90 anos, o único dos filhos homens, ainda vivo), Benício Douca, Geraldo Douca, Fernando Douca, e Manoel, o último filho do casal, que faleceu com apenas 1 ano de vida.
Antes de se casar, Manoel Teles foi trabalhar com Padre Cícero, então governador do Ceará, na construção das trincheiras feitas para conter o avanço da Coluna Prestes...Ganhou dinheiro, voltou para Batalha, se casou, gerou filhos, e expandiu os seus negócios, comprando mais terras e gado... Após encaminhar seus filhos na vida, mudou-se para Arapiraca, com sua inseparável esposa Júlia, em 1948, onde adquiriu uma grande propriedade rural, abrangendo hoje, todo o bairro que leva o seu nome...
Homem de fibra, empreendedor e de bom coração...Ajudava muito as pessoas em dificuldades na vida.
Quando começou a vender os chãos de casas, muita gente foi ajudada por ele, até na construção de seus lares...Quando alguém estava sem trabalhar, e não podia pagar as parcelas da compra do terreno, ele ajudava até na compra da feira...Fez isto com muita gente...Era muito humano, muito justo... Não foi à toa, que os próprios moradores pediram ao então prefeito de Arapiraca, Severino Leão que colocasse o nome dele no bairro, que engloba toda aquela área, que vai da linha do trem, até o Lago do Perucaba.
*Testemunho e pesquisa familiar de Manoel Viana, Jornalista, artista plástico, publicitário, chargista, cartunista, caricaturista e neto de Manoel Teles.
Sensação
Vento
Umidade