O Governo de Alagoas alcançou a marca de 500 mil alevinos doados a agricultores familiares entre janeiro e agosto de 2024, beneficiando 787 famílias em 24 municípios.
A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri) por meio do Programa de Distribuição de Alevinos, visa promover a segurança alimentar e reduzir a vulnerabilidade social, incentivando a piscicultura em propriedades rurais, assentamentos e comunidades tradicionais.
A entrega simbólica do meio milhão de alevinos ocorreu no município de Delmiro Gouveia, onde George Rodrigues Nobre, agricultor do alto sertão, destacou a importância da ação para a redução de custos e para o fortalecimento da infraestrutura necessária à criação de peixes.
Segundo a secretária da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, o programa tem impacto direto na geração de renda ao longo do ano, fortalecendo a aquicultura no estado. Cada família beneficiada recebe cerca de mil alevinos, que em um período de 6 a 8 meses atingem o peso ideal de 500 gramas, podendo ser consumidos ou comercializados.
Dados da Seagri indicam que cada produtor pode gerar, em média, 475 kg de peixes por ano, resultando em um lucro líquido aproximado de R$ 4.631, após a dedução dos custos com ração e outros insumos.
Mín. 21° Máx. 32°