Segunda, 15 de Julho de 2024
13°

Tempo limpo

São Paulo, SP

Geral Agreste

LabSis/RN detecta fortes explosões em Craíbas

Casa no município apresenta rachaduras após tremores registrados

04/07/2024 às 10h56
Por: Redação Fonte: Tribuna Independente - Davi Salsa
Compartilhe:
LabSis/RN detecta fortes explosões em Craíbas

Pela segunda vez, este ano, o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) detectou uma forte explosão no município de Craíbas, no Agreste alagoano. A explosão ocorreu às 14h59 desta terça-feira (2) e teve magnitude 1.5 na Escala Richter.

De acordo com os sensores do laboratório, a detonação foi provocada pela ação humana. A outra explosão detectada pelo LabSis/UFRN no dia 10 de maio, às 15h00;38s e com magnitude 2.0 na Escala Richter.

O geofísico do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), professor Eduardo Menezes, confirmou à Tribuna a informação acerca da mais recente detonação sentida pelos equipamentos. Para o geofísico da UFRN, os tremores geralmente são ocasionados de forma natural pela movimentação terrestre, mas alguns abalos podem ser induzidos, como os provocados por explosões em mineradoras.

Eduardo Menezes explica ainda que os tremores de terra naturais ou provocados pela ação humana podem ser detectados pelas estações sismográficas. As mais próximas estão localizadas no município de Anadia, a 50 km da área de exploração da mineradora em Craíbas e Feira Grande. A outra estação está situada no município de Canhoba, no interior do estado de Sergipe.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias