Para facilitar o acesso da população do interior do Estado à prática da doação voluntária de sangue, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) fará duas coletas externas nesta quinta-feira (27). Através das ações itinerantes, o órgão contribui também para manter estabilizado o estoque de sangue, visando atender a demanda de transfusões das maternidades e hospitais.

Em Arapiraca, a ação vai ocorrer no IV Centro de Saúde, no bairro Itapoã, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Já em Coruripe, a ação será realizada das 9h às 16h, na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), situada ao lado do Hospital Carvalho Beltrão, no bairro Centro.

Para se candidatar à doação voluntária de sangue, o Ministério da Saúde (MS) apresenta diversos critérios técnicos que devem ser observados pelos voluntários. Além de bom estado de saúde, o doador de sangue deve ter peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos.

No ato da doação também é obrigatório portar um documento de identificação com foto, além de estar alimentado, evitando alimentos gordurosos. Já pessoas que tenham sido diagnosticadas com doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, ficam impossibilitadas de realizar a doação de sangue.

No caso das mulheres, a doação é proibida apenas se estiverem grávidas ou amamentando. O MS determina, ainda, que os voluntários também não tenham ingerido bebidas alcoólicas antes de comparecer ao posto de doação de sangue.