Segunda, 15 de Julho de 2024
13°

Tempo limpo

São Paulo, SP

Geral Alagoas

Governo de Alagoas entrega em julho três sistemas de dessalinização em Major Izidoro

Com investimento de R$ 1,5 milhão, comunidades rurais vivem nova fase de abastecimento hídrico no Semiárido alagoano

26/06/2024 às 17h37
Por: Redação Fonte: Agencia Alagoas
Compartilhe:
Governo de Alagoas entrega em julho três sistemas de dessalinização em Major Izidoro

A cidade de Major Izidoro vai celebrar um marco importante para suas comunidades rurais no próximo dia 2 de julho, com a entrega, pelo Governo do Estado, de três novos sistemas de dessalinização, um investimento de cerca de R$ 1,5 milhão. Parte integrante do Programa Água Doce, esses sistemas são destinados a comunidades que enfrentam a escassez hídrica no Semiárido alagoano.

 

Cada equipamento, composto por três membranas e vazão média de 600 litros/hora, representa não apenas um avanço técnico, mas uma mudança real na vida das cerca de 500 pessoas beneficiadas nas comunidades de Cajarana, Lagoa da Vaca e Cajá, áreas que historicamente sofrem com a falta de água.

A iniciativa, financiada pelo convênio firmado entre o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), não apenas aumenta a oferta hídrica nessas regiões, mas, também, promove o desenvolvimento socioeconômico local ao proporcionar acesso democrático à água.

 

 

O impacto positivo do sistema de dessalinização vai além da disponibilização de água potável. Ele incorpora cuidados técnicos, ambientais e sociais na sua implantação e gestão, promovendo o uso sustentável das águas subterrâneas.

 

“É uma grande satisfação celebrar mais um passo em nossa luta contra a escassez hídrica no Semiárido alagoano. A inauguração desses três sistemas de dessalinização em Major Izidoro representa não apenas um investimento em infraestrutura, mas um compromisso com o bem-estar de nossas comunidades rurais”, afirmou o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gino César.

A gestão compartilhada dos sistemas pelas comunidades beneficiadas garante uma abordagem participativa e sustentável, assegurando que os recursos sejam utilizados de maneira responsável e eficiente.

 

 

O Governo de Alagoas, por meio da Semarh, tem reafirmado o seu compromisso com a sustentabilidade e a melhoria das condições de vida das populações rurais do Semiárido alagoano, continuando a trabalhar em projetos que garantam o acesso à água de qualidade e o desenvolvimento sustentável das regiões mais vulneráveis. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias