A comissão consultiva para os preparativos do centenário de Arapiraca esteve reunida na manhã desta quinta (12) nesta cidade. O projeto que marca o centenário da cidade mais importante do interior do estado foi apresentado pelo artista plástico e ex deputado Ismael Pereira.
O monumento que será marco do evento será construído no Bosque das Arapiraca. O local apontado pelo historiador Zezito Guedes é considerado o marco zero de Arapiraca. No local Manoel André após fazer o reconhecimento das terras, descansou em uma frondosa Arapiraca e teria afirmado: “Por enquanto essa Arapiraca vai ser minha casa.”
Museu da Imagem e do Som
No encontro o artista plástico Ismael Pereira sugeriu a implantação em Arapiraca do Museu da Imagem e do Som. O objetivo é o resgate da memória de músicos, cantores, radialistas que atuaram em Arapiraca nos últimos 100 anos.
“É preciso resgatar em imagens e áudios artistas como Zé do Rojão, Afrisio Acácio e Ari Queiroz. Áudios da atuação de radialistas como Claudio Gomes, Ramilton Junior, Assis Gondin, Edvaldo Silva, José de Sá, Jarbas Lúcio, dentre outros”, defendeu Ismael Pereira.
A sugestão já foi aprovada pela comissão e deverá ser posta em prática pelo prefeito Luciano Barbosa dentro das comemorações do centenário. O museu deverá funcionar na escola Hugo Lima, na praça Luiz Pereira Lima.
Na reunião Ismael Pereira falou da necessidade desses projetos avançarem e saírem do papel para o êxito das comemorações do centenário da cidade de Manoel André e fazer, desta cidade, ainda maior e mais importante.
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °