Quinta, 02 de Dezembro de 2021 10:07
82 9996921076
Geral Arapiraca

Diálogo

Clube dos Fumicultores de Arapiraca

25/11/2021 07h25
Por: Roberto Gonçalves Fonte: Ismael Pereira
Diálogo

Entendo perfeitamente que o Clube dos Fumicultores tem o dever de honrar seus compromissos, tem mesmo a obrigação de quitar suas dívidas, como as existentes, hoje num montante de um milhão e duzentos mil reais, o que a bem da verdade é um montante expressivamente volumoso, principalmente para quem não tem como levantar esse capital. Mas, pelo menos este com certeza não é o caso do Clube dos fumicultores, que possui uma área de 5.000 metros quadrados, compreendendo: 4.000 do clube, e 1.000 metros quadrados ocupados com ginásio de esportes, atualmente hipotecado como bem imóvel garantidor dos débitos em comento.

Se verdadeiramente o problema é conseguir o dinheiro para sanear as dívidas do clube, acho que encontramos uma luz no túnel, que é vender a área do Ginásio de Esportes, que hoje vale minimamente dois milhões de reais, quantia mais que suficiente para liquidar as pendências. E se o Prefeito Luciano Barbosa, se dispuser à, mediante a aprovação dos pares da Câmara Municipal, anistiar o débito do Clube para com o IPTU, aí sim, é que sobrarão expressivos recursos para um bom “upgrade” que deixará aquele imóvel com roupagem nova, todo brunido.

Aí cabe a grande pergunta: o problema é a dívida do clube, que tem que ser paga mesmo! Ou é destruir um patrimônio que, segundo palavras textuais, e que eu as ouvi, do meu estimado e respeitável amigo, e arapiraquense de boa cepa, Severino Lúcio, relembrando que o Clube dos Fumicultores foi construído com redobrados sacrifícios, muito suor derramado por ele mesmo, quando adolescente, por toda sua abnegada família, e mais outros grandes colaboradores para a edificação deste monumental patrimônio histórico?

Confesso que quando estou diante do imponente Clube dos Fumicultores sinto-me extasiado, é o mesmo que estar vendo o retrato nítido da intrépida família Lúcio, que, com o suor do corpo de cada um foi preparada a massa para pedra sobre pedra construir os alicerces e levantar as robustas paredes deste que é hoje o estandarte glorioso dos Lúcio, os grandes precursores de tão notável obra que ilumina e engrandece a memória da nossa querida quase centenária Arapiraca.

Formulo aqui um especial e veemente apelo no sentido de que sejam envidados esforços objetivando mantermos intacta a bela história escrita com o suor dos laboriosos fumicultores arapiraquenses, exaltando de modo especial a conceituada família Lúcio, a qual o povo de Arapiraca enaltece pelos seus relevantes serviços prestados a nossa venusta Arapiraca. Relevantes serviços prestados que com toda certeza serão amplamente divulgados por ocasião dos festejos comemorativos do 1º CENTENÁRIO DA APOLÍNEA CAPITAL DO AGRESTE.

Que o Criador e  Supremo Regente do Universo nos conceda a graça de ver os problemas racionalmente resolvidos, e nosso muito estimado e mais que cinquentenário Clube dos Fumicultores  de Arapiraca seja transformado no “NÚCLEO CULTURAL FAMÍLIA LÚCIO”, contando com o “MEMORIAL DOS FUMICICULTORES”, onde é hoje o salão de festas do clube, e justo onde encontra-se o grande mural,  executado em 1973, contextualizando fluxogramaticamente  a atividade fumageira; uma BIBLIOTECA VIRTUAL e uma GALERIA DE ARTES, dotada de curadoria permanente para fomentar as artes visuais.

Tenho consciência de que não nasci em Arapiraca, mas minh’alma se alumbra quando sinto que Arapiraca nasceu dentro de mim.

NUNCA FUI APOLOGISTA DOS EXTREMOS. CONTINUO SENDO DISCÍPULO DO ENTENDIMENTO, DO BOM SENSO E DO DIÁLOGO.

 ISMAEL PEREIRA é Cidadão Honorário de Arapiraca, artista plástico, poeta, escritor e bacharel em Direito.

   

 

 

 

 

 

   

 

    

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Sábado (04/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias