Quinta, 02 de Dezembro de 2021 09:41
82 9996921076
Geral Arapiraca

“Arapiraca completa seu centenário inspirada na força do trabalho e na fé do seu povo” diz secretário de Articulação Política José de Macedo

Cidade mais importante do interior de Alagoas completa o primeiro centenário em outubro de 2024

24/11/2021 10h21
Por: Roberto Gonçalves Fonte: Roberto Gonçalves
“Arapiraca completa seu centenário inspirada na força do trabalho e na fé do seu povo” diz secretário de Articulação Política José de Macedo

Os preparativos para as comemorações do centenário da cidade mais importante do interior do Estado – Arapiraca serão iniciados a partir de janeiro de 2022, com a formação de uma comissão. A informação é do secretário municipal de Articulação política e presidente do diretório municipal do MDB, José de Macedo Ferreira.

Após a formação da comissão organizadora, será definido um concurso para escolher o Hino Oficial do Centenário de Arapiraca. A comissão já tem os primeiros nomes definidos a exemplo do advogado criminalista, ex-vereador e historiador Maurício Fernandes dos Santos, Ismael Pereira, ex-deputado estadual, artista plástico, bacharel em Direito e escritor, dentre outros nomes que serão anunciados brevemente.

Para José de Macedo, que tem uma história, vivenciada na política e laços familiares tradicionais ligados com a cidade de Arapiraca, as comemorações alusivas ao Centenário devem focar no desenvolvimento da Capital do Agreste em todos os sentidos, pontuou José de Macedo. 

Nas comemorações, serão lembrados e homenageados todos aqueles que administraram a cidade e deram sua cota de contribuição para o seu desenvolvimento nos últimos cem anos,  desde Esperidião Rodrigues o Emancipador e primeiro gestor, ao prefeito Luciano Barbosa que teve o privilégio concedido por Deus e pelo povo de Arapiraca para ser o gestor do primeiro centenário de Arapiraca, explicou Macedo.

Outras homenagens de acordo com o secretário, serão direcionadas ao povo e aos trabalhadores com destaque para os agricultores e os fumicultores que foram a grande alavanca para o progresso de Arapiraca na fase áurea da cultura do fumo, destacou Macedo. “Foram muitos principalmente os que vieram de longe, e aqui trabalharam, constituíram famílias e criaram raízes, completou.

Uma cidade que nasceu inspirada em uma grande arvore

Arapiraca é o segundo maior município de Alagoas, com mais de 233.047 mil habitantes, mas também é o nome da Chloroleucon dumosum, árvore da caatinga. O Bosque das Arapiracas, na cidade, foi o local do primeiro do plantio de mudas nativas do Alagoas Mais Verde, em 2015. O projeto tem grande importância no Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas Foi às margens do Riacho Seco que uma grande árvore deu sombra ao fundador Manoel André Correia quando aqui chegou 1848. Conta a história que ele estava descansando da tarefa de capinar o terreno que havia comprado para construir sua residência. “Essa arapiraca, por enquanto, é minha casa”, falou Manoel, sob a árvore.

A tradição popular diz que a palavra “arapiraca” deriva da língua indígena tupi-guarani, ara-poia-aca, traduzido em “ramo que a arara visita”. Há outras interpretações que traduzem termos tupi para “planta com gosto de mel”, “madeira de casca frouxa” ou mesmo “farpas”, em referência a características da espécie. 

Foi próximo a uma arapiraca que Manoel André construiu sua casa, era o ponto de referência que ele mencionava segundo historiadores, quando queriam saber onde morava. Logo outras famílias passaram a habitar a região e um povoado se formou ao redor do angico branco.  

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Sábado (04/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias