Quinta, 02 de Dezembro de 2021 09:54
82 9996921076
Geral Afundamento

Afundamento de bairros em Maceió será tema de debate no Senado nesta quarta (24)

O assunto entra em pauta na Casa na próxima quarta-feira (24), a partir das 10h.

23/11/2021 06h02
Por: Roberto Gonçalves Fonte: Cada Minuto
Afundamento de bairros em Maceió será tema de debate no Senado nesta quarta (24)

 situação dos bairros Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto, atingidos por afundamento de solo e rachaduras, em Maceió, será tema de audiência pública na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado. O assunto entra em pauta na Casa na próxima quarta-feira (24), a partir das 10h.

O debate foi solicitado pelo senador alagoano, Rodrigo Cunha (PSDB). O parlamentar ressaltou que os bairros enfrentam há anos um “constante processo de afundamento”, o que provocou a remoção de cerca de 40 mil pessoas.

No requerimento, Cunha relatou que um estudo do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) identificou uma relação direta entre o afundamento desses bairros e a extração de sal-gema realizada pela empresa petroquímica Braskem. 

Em audiência realizada em 2019, foram ouvidos 22 agentes envolvidos diretamente na busca de soluções para o problema enfrentado pelos bairros.

Ao requerer uma nova audiência, Rodrigo Cunha explicou que o objetivo é  dar continuidade a audiência pública já realizada, na qual que ficou demonstrado que quatro bairros de Maceió, estavam sofrendo devido ao descaso. “Após aquela audiência, tivemos o compromisso da CPRM [Serviço Geológico do Brasil], da ANA [Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico ], do Ministério de Minas e Energia, e conseguimos ter um desdobramento que fez com que aquele caso apresentasse uma luz no fim do túnel”, destacou o senador.

Participarão da audiência, a procuradora da República em Alagoas, Niedja Kaspary; o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Esteves Pedro Colnago; o presidente da Associação dos Empresários do Pinheiro, Alexandre Sampaio; e o vice-presidente de Pessoas, Comunicação e Relacionamento com Imprensa da Braskem, Marcelo Arantes de Carvalho.

Também foram convidados, mas ainda não confirmaram presença, representantes do Ministério Público Federal; do Representante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), da Defensoria Pública de Alagoas; do município de Maceió; e o vereador Leonardo Dias, que é presidente da Comissão de Acompanhamento dos Bairros em Afundamento de Solo em Maceió.

 

*Com Agência Senado

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Sábado (04/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias