Quarta, 20 de Outubro de 2021 16:37
82 9996921076
Cultura Arapiraca

Livro conta a história de Arapiraca para crianças

Jornalista Davi Salsa e psicopedagoga Fabiana Salsa narram o surgimento da cidade, a partir de uma temática infantil

01/10/2021 12h00
Por: Roberto Gonçalves Fonte: Assessoria
Livro conta a história de Arapiraca para crianças

Andrezinho é um menino inteligente, muito curioso, que ama a natureza e adora brincar com os animais. Em um passeio, montado em seu cavalo Estrela Radiosa, o garoto encontra duas araras falantes que o levam a uma viagem ao mundo da imaginação e muitas descobertas.

Este é o enredo do livro “Andrezinho e a árvore mágica das araras”, escrito pelo jornalista e escritor Davi Salsa e pela psicopedagoga e arte-educadora Fabiana Salsa.

Eles narram, de forma lúdica, a história de Arapiraca por meio de personagens divertidos e criativos, estimulando a imaginação das crianças e, acima de tudo, incentivando o gosto pela leitura e pela escrita.

Com 28 páginas coloridas, em papel couchê, o livro tem como narrador principal o menino Andrezinho, numa alusão direta a Manoel André, o fundador de Arapiraca; uma árvore mágica (Arapiraca) e as araras falantes, Arari e Piracá, que vivem nessa grande árvore que deu origem ao lugar, com suas terras férteis e banhadas por um riacho onde vivem muitos peixes e outros animais.

As ilustrações e a diagramação do livro são do arquiteto e renomado designer gráfico e chargista José Adnael Silva, que também é natural de Arapiraca e reside em Maceió há mais de 26 anos.

A rima e a poesia nordestinas também estão presentes na obra literária, com a colaboração especial do escritor Cartuxo Cordelista. A impressão do livro ficará a cargo da Gráfica Oficial Graciliano Ramos.

Lançamento

Jornalista atuante há mais de duas décadas, Davi Salsa é natural de Arapiraca e também autor do livro “Uneal, 40 anos de lutas e conquistas”, lançado no ano de 2010 e que relata a história da primeira instituição pública de ensino superior da cidade.

Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal); bacharel em Letras pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e radialista pelo Núcleo de Cultura Avançada (NCA/Funesa), o jornalista Davi Salsa já trabalhou nas rádios Cultura AM e Novo Nordeste AM, na cidade de Arapiraca, além dos jornais Novo Nordeste e nas sucursais da Tribuna de Alagoas, Alagoas em Tempo, Gazeta de Alagoas, Assessoria de Comunicação da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Prefeitura do Pilar e na Prefeitura de Arapiraca, onde atualmente exerce o cargo de coordenador-adjunto de Comunicação.

Davi Salsa trabalha como repórter da Sucursal da Tribuna Independente, na cidade de Arapiraca, desde o ano de 2007.

Fabiana Salsa é natural de Maceió e chegou em Arapiraca com apenas dois anos de idade. Pedagoga e psicopedagoga, Fabiana já trabalhou como arte-educadora nas bibliotecas digitais Arapiraquinhas e como monitora do projeto Mães Leitoras, Ensinando a Costurar a Leitura, desenvolvido pela Prefeitura de Arapiraca em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação.

O lançamento do livro, que conta com o apoio de empresas locais e das secretarias municipais de Educação e de Cultura de Arapiraca, ocorrerá no próximo mês de novembro, durante a realização da Feira Literária de Arapiraca (Fliara), como parte das comemorações dos 97 anos da emancipação política do município.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (21/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Sexta (22/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias