Sábado, 25 de Setembro de 2021 12:58
82 9996921076
Geral Arapiraca

Ong alerta comunidade cultural de Arapiraca para transformar Clube dos Fumicultores em Museu da Cultura Fumageira

Tradicional espaço poderá desaparecer, luta será para interromper edital de venda do prédio

31/07/2021 23h27
Por: Roberto Gonçalves Fonte: Roberto Gonçalves
Ong alerta comunidade cultural de Arapiraca para transformar Clube dos Fumicultores em Museu da Cultura Fumageira

Alertamos aqui para o risco de perda de parte importante da memória de Arapiraca. O Clube dos Fumicultores faz parte da história de nossa cidade e foi cenário de acontecimentos históricos, além de abrigar importante painel e obra do artista plástico Ismael Pereira sobre a cultura fumageira tombado como patrimônio em dezembro de 2019 através da proposta da então vereadora Gilvânea Barros.

 Também se encontra já descrito no Plano Municipal de Cultura ( Lei 2913 / 2013) como bem a ser tombado já identificado através de conferência municipal de cultura desde 2013.

 Muitos carnavais, eventos sociais, reuniões importantes e lazer foram protagonizados neste importante clube dotado de uma estrutura composta de salão de eventos com palco, bar, sala de jogos, piscina e quadra.

 Precisamos preservar nossa história e este edifício é parte importante que a nosso ver deve ser tombado como patrimônio histórico, municipalizado e transformado no Museu da Cultura Fumageira como certa vez nos sugeriu o artista plástico, ex-vereador e ex-deputado estadual Ismael Pereira.

 Dívidas trabalhistas e mudanças de comportamentos e eventos sociais foram um desafio não vencido pelas gestões que o administraram nas últimas décadas.

  A excelente localização centralizada torna este patrimônio importante para a cidade, mas também para a especulação imobiliária.

 Convidamos a toda a comunidade cultural de Arapiraca a assinar a solicitação de tombamento e estabelecer direito prioritário de compra - preempção por parte do município para este importante edifício para transformá-lo em Museu da Cultura Fumageira e que seja interrompido o edital de venda previsto para o edifício.

 Candeeiro Aceso.

 

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Segunda (27/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias