Domingo, 01 de Agosto de 2021 01:18 82 9996921076
Blog Dr. Geraldo Magela CRÔNICA

APRENDI

Geraldo Magela Pirauá - Procurador de justiça aposentado e cronista

14/07/2021 10h20 Atualizada há 3 semanas
Por: Luciana Gonçalves da Silva
APRENDI

Aprendi, no decorrer da minha existência, que o maior e mais puro dos sentimentos, é o amor; aprendi, também, que para se amar, na plenitude de sua essência, não é fácil.

 Aprendi que Orgulho e preconceito,  título de romance de Jane Austen, escritora inglesa do século  XIX, fazem parte da natureza humana, assim como respirar e comer.

Aprendi que o ódio, sentimento antagônico ao amor, contamina o ser humano e, quando potencializado, torna-o  uma fera e inimigo de si próprio;

Aprendi que generosidade e perdão são sentimentos que fazem bem a quem os praticam, e quem os recebem não têm a verdadeira dimensão do bem alcançado.

Aprendi que a vida é constituída também de dor, de muita dor, mas ao contrário de que o bardo Inglês do século  XVII, Abrahan Cowley afirmava: “ que a vida é uma doença incurável”,  o sofrimento traz a compreensão da dimensão humana, nos faz compreender a finitude da existência, o sentido da vida, e o entendimento de Deus.

Aprendi que ter amigos,  mesmo poucos, podemos compartilhar as dores  e alegrias em compreensão mútua de que somos frágeis e fortes, sem exigir do outro a perfeição que não se possui, em atitude recíproca , sem nenhuma exigência.

Aprendi que se estar velho é uma vantagem para melhor ouvir, compreender e aceitar todos os erros humanos, principalmente dos mais  jovens.

Aprendi que a ambição é necessária para a conquista dos desejos, desde que não ultrapasse limites do bom senso e da ética, e, para alcançar bons resultados, é indispensável disciplina, persistência e muito trabalho.

Aprendi que estar feliz , difere de querer ser , o estar é condição presente, o querer é futuro; o pobre pode estar e o rico, na condição da busca, querer e, consequentemente, não ser. Riqueza e felicidade as vezes não são compatíveis, assim como pobreza. Ser feliz  é estar.

 Aprendi que sempre haverá amor e ódio; guerra e paz; ricos e pobres; que os privilégios, por mais que a lei os combata, sempre existirão; que sempre haverá lugar para os Santos, os predestinados e os os líderes que se sacrificarão pelo bem estar da humanidade.

Aprendi que filhos e netos são o nosso ideal mais perfeito, as obras primas mais concretas, a imagem de Deus na imperfeição da existência humana

 Aprendi que os miseráveis, quer do ponto de vista material, quer moral, sempre existirão, mas amá-los e compreendê-los, eis a missão que nos cabe.

Aprendi que o amor, em sua dimensão intrínseca, é o maior e mais significativo dos sentimentos, porque ele nos torna seres humanos próximos de Deus , afastando de nós sentimentos que nos aniquila e nos degrada. 

Aprendi que doar  é um ato de generosidade, não divulgá-lo é ato de amor.

Aprendi que perdoar é generoso, não se vangloriar da conduta, eis o amor em essência.

Aprendi que os desejos nocivos são mais tentadores, porém não são os mais belos.

     Aprendi que a alegria passa e que a dor não é permanente. Aprendi, também, que tratar bem aos pobres não é gesto de amor,  nem ato de generosidade, é simples questão de educação.

 Aprendi, ainda, que o poder apenas potencializa orgulho e preconceito às pessoas que já o possuem em suas naturais Aprendi que o sucesso vem do trabalho, que a inveja é um sentimento que atrapalha quem o busca.

Aprendi que buscar-se a si próprio eis o grande segredo do amor, atingindo-se, enquanto se busca, quietude, paciência e tolerância.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Dr. Geraldo Magela
Sobre Dr. Geraldo Magela
Cronista
Anúncio
Arapiraca - AL
Atualizado às 01h00 - Fonte: Climatempo
22°
Pancada de chuva

Mín. 21° Máx. 27°

22° Sensação
10.7 km/h Vento
87.1% Umidade do ar
60% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (02/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 28°

Sol e Chuva
Terça (03/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 29°

Sol e Chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias