Quinta, 25 de Fevereiro de 2021
82 996142974
Política Agreste

Pesquisa para governo traz “surpresas” no agreste de Alagoas

No novo levantamento, em 23 municípios do Agreste de Alagoas, algumas “surpresas”. A maior delas é a liderança do deputado estadual Antônio Albuquerque (PTB), com o senador Rodrigo Cunha (PSDB) em segundo lugar.

13/02/2021 09h33
39
Por: Roberto Gonçalves Fonte: Jornal de Alagoas
Pesquisa para governo traz “surpresas” no agreste de Alagoas

O Instituto Falpe divulgou, nessa sexta-feira (12) a segunda rodada de pesquisas para o governo de Alagoas realizada este ano. A primeira, já divulgada aqui, foi feita em janeiro na Grande Maceió. A liderança foi do deputado estadual Davi Davino Filho (PP) com 32%.

No novo levantamento, em 23 municípios do Agreste de Alagoas, algumas “surpresas”. A maior delas é a liderança do deputado estadual Antônio Albuquerque (PTB), com o senador Rodrigo Cunha (PSDB) em segundo lugar. Não deixa de surpreender, também, o bom posicionamento na região de Davi Davino Filho e do ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), que pontuaram bem terceiro e quarto lugares.

Somados os dois colégios, a liderança seria de Davi, seguido de Rui Palmeira – isso porque a Grande Maceió tem duas vezes mais eleitores que a região agreste.

O levantamento, explica o diretor do Falpe, Chico Nunes, foi bem detalhado e faz parte da estratégia do instituto de sondar o atual cenário político de Alagoas por regiões.

Vamos aos resultados do agreste. Foram ouvidas 2.351 pessoas entre os dias 2 e 9 de fevereiro no Agreste de Alagoas, com a preferência do eleitorado em relação ao pleito eleitoral de 2022.

A pesquisa do Instituto Falpe tem margem de erro de 3,5% para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%.

O levantamento foi realizado em 23 municípios: Arapiraca, Palmeira dos Índios, Maribondo, Anadia, Coité do Nóia, Tanque D´arca, Belém, Taquarana, Igaci, Girau do Ponciano, Campo Grande, Olho D´água Grande, São Braz, Craíbas, Limoeiro de Anadia, Campo Alegre, São Sebastião, Junqueiro, Teotônio Vilela, Feira Grande, Lagoa da Canoa, Minador do Negrão e Estrela de Alagoas.

Estimulada

Na questão estimulada (“Desses nomes citados, em quem você votaria para governador?”), 20,5% dos entrevistados disseram que votariam no deputado estadual Antonio Albuquerque; em segundo lugar aparece o senador Rodrigo Cunha (20,25%). Rui Palmeira ficou com 13% e Davi Davino Filho com 11%. Ricardo Barbosa (PT) teve 4,5%; o deputado estadual Marcelo Victor (SD) 1,5%; e Josan Leite (Patriota), 0,5%. Nenhum 15,5% e não opinaram 13,25%.

O desempenho de AA na região surpreende principalmente pela pontuação à frente de Rodrigo Cunha. Ambos têm forte atuação política na região agreste e, em função do cargo e do recall de 2018, quando foi eleito como grande “surpresa”, a expectativa era que o senador tivesse um desempenho melhor.

Aprovação

A pesquisa analisou também sondou a aprovação dos governos do presidente Jair Bolsonaro e go governador Renan Filho.

A gestão do presidente teve 37,5% de aprovação e 47,5% de desaprovação. Não opinaram 15%. Já a gestão do governador teve 67,5% de aprovação e 28% desaprovação. Não opinaram 4,5%.

O levantamento foi divulgado em primeira mão pelo blog da Vanessa Alencar, no Cada Minuto e trouxe também resultados para as proporcionais. Depois volto com mais informações.

Vale a pena ler de novo

Veja aqui o resultado da primeira pesquisa do Falpe para o governo realizada este ano: Davi Davino Filho lidera pesquisa para governador

Anúncio
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (26/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Sábado (27/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias