Segunda, 25 de Janeiro de 2021
82 996142974
Educação Volta as aulas

Escolas particulares de Alagoas estão preparadas para o retorno das aulas no final de janeiro

O retorno será de forma híbrida, ou seja, com aulas presenciais e virtuais

04/01/2021 16h16
47
Por: Roberto Gonçalves Fonte: Gazetaweb
Escolas particulares de Alagoas estão preparadas para o retorno das aulas no final de janeiro

As aulas devem retornar nas escolas da rede privada de Alagoas nos dias 20 de janeiro para o ensino infantil e 1º de fevereiro para o ensino fundamental e médio, conforme previsto em decreto do Governo do Estado. O retorno será de forma híbrida, ou seja, com aulas presenciais e virtuais. Segundo o Sindicato das Escolas Particulares de Alagoas, as instituições de ensino já estão preparadas para receber os alunos no final deste mês de janeiro.

 “As escolas estão se preparando desde março, quando pararam as aulas”, disse Bárbara Heliodora, presidente do sindicato. As aulas devem ocorrer de maneira híbrida, onde as turmas se revezam em aulas presenciais e virtuais, de forma a evitar um grande número de alunos nas salas de aula. A decisão de como será feita essa divisão fica à cargo de cada escola.

Bárbara reconhece que há um receio por parte de algumas famílias de enviarem seus filhos de volta às salas de aula, mas diz que existem muitas que também vêm lutando por um retorno. “Quem não se sentir confortável com seu filho em sala de aula, pode deixá-lo em casa, assistindo aula virtualmente, como foi no ano passado”, afirma.

O protocolo de segurança publicado pelo Governo do Estado inclui preparação prévia da equipe escolar, mudanças na rotina escolar para garantir a segurança dos estudantes e monitoramento da situação epidemiológica. Parte das medidas, contudo, devem ser adaptadas pelas escolas de acordo com fatores como números de alunos e localização.

“Só quem não vai retomar agora vai ser quem fechou as portas que, infelizmente, foram muitos”, disse Bárbara. “Só no Recife foram centenas, aqui ainda estamos fazendo o levantamento, mas já temos um número elevado”.

Questionada sobre a possibilidade de um recuo do governo frente à situação epidemiológica, a presidente do sindicato disse não contemplar esse cenário. “Se as escolas não abrirem agora, ainda vão haver outros locais onde algumas crianças serão mandadas. Reforços particulares, lugares de recreio. A diferença é que na escola, o protocolo de segurança sanitária é garantido”, disse.

“A gente abre agora e, conforme a situação for se desenrolando, as escolas podem fazer mudanças, passar algumas semanas de casa. O importante é receber esses estudantes agora, para o desenvolvimento e também para a saúde mental dos alunos”, pontuou.

Anúncio
Arapiraca - AL
Atualizado às 00h19 - Fonte: Climatempo
24°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 36°

24° Sensação
10.8 km/h Vento
85.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Quarta (27/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias