Segunda, 18 de Janeiro de 2021
82 996142974
Política Eleições 2020

Eleitos na eleição 2020 em Arapiraca serão diplomados em 17 de dezembro

Somente serão diplomados quem tiver com a situação eleitoral definida

28/11/2020 06h30
331
Por: Roberto Gonçalves Fonte: Roberto Gonçalves
Eleitos na eleição 2020 em Arapiraca serão diplomados em 17 de dezembro

Na última sexta-feira (27), o Programa Comando 91, transmitido pela Rádio 91,5 FM, comandado pelo comunicador José Rocha, entrevistou o Juiz da 22° Zona Eleitoral, Romulo Vasconcelos, que falou sobre a situação da candidatura sub judice de Luciano Barbosa, candidato mais votado para a Prefeitura de Arapiraca nas eleições 2020.

O juiz esclareceu que a diplomação já tem data definida. “A diplomação está marcada para o dia 17 de dezembro, às 19h, no fórum de Arapiraca. A diplomação necessita da chancela do estado para poder ter validade porque após esse ato enseja o início de prazos para novos recursos. Nós precisamos de uma resposta para o povo de Arapiraca porque nunca tivemos uma situação dessa”.

Somente serão diplomados quem tiver com a situação eleitoral definida

“O processo foi redistribuído para outro relator porque o recurso anterior foi sobre a questão da retirada do nome da urna e não do recurso contra a decisão do indeferimento das convenções. A juíza julgou pelos indeferimentos das candidaturas e esse é o recurso que precisamos de uma resolução para definir a diplomação.

 Até a próxima quinta (03/12) eu imagino que esse recurso seja decidido. Ainda há a opção de um recurso junto ao TSE, em Brasília. Eu creio que a orientação será diplomar aqueles que estão com a condição definida. Precisamos dessa resposta”, esclareceu.

Questionado sobre possíveis fraudes nas urnas, o juiz explicou que não existe essa possibilidade. “A questão do funcionamento da urna está superado. A urna tem um cartão de memória, onde armazena toda informação. Então quando o eleitor confirma seu voto, o voto é guardado na memória e toda urna recebe uma carga para suportar possíveis casos de queda de energia.

Ainda assim se aquela urna não suportar, temos as urnas reservas que estão com as baterias carregadas prontas para atendimentos. Caso ocorra queda de energia esses dados não são perdidos. A possibilidade de fraude é zero”, afirmou o magistrado.

 

 

Desemprego atinge 14 milhões de brasileiros

A taxa de desemprego no país subiu e chegou a 14,6% no terceiro trimestre. Essa é a maior taxa registrada na série histórica, iniciada em 2012. No total o Brasil tem 14,1 milhões de pessoas desempregadas.

Na comparação com o trimestre anterior, houve aumento de 1,3 ponto percentual (13,3%). Isso significa que mais 1,3 milhão de pessoas entraram na fila em busca de um trabalho no país.

No terceiro trimestre, a taxa de desemprego subiu em dez estados e ficou estável nos demais. As maiores taxas foram na Bahia (20,7%), em Sergipe (20,3%) e em Alagoas (20%). Já a menor foi registrada em Santa Catarina (6,6%).

A taxa de desemprego atingiu o recorde de 17,9% no Nordeste, o maior número entre as regiões do país. O Sul teve a menor taxa entre elas: 9,4%. Segundo a analista da pesquisa, Adriana Beringuy, o aumento na taxa de desemprego reflete a flexibilização das medidas de isolamento social para controle da pandemia de covid-19.

Ronaldo Medeiros retorna à ALE em janeiro de 2021

 

No cronograma da política, as eleições, praticamente, se retroalimentam. As municipais fortalecem os partidos e campos políticos para as eleições gerais e vice e versa. É parte da lógica de pleitos realizados a cada dois anos. Por conta disso, há até que “se eleja” sem se candidatar. É o caso de Ronaldo Medeiros (MDB), que (re) assume mandato na Assembleia Legislativa Estadual (ALE) a partir de janeiro de 2021, uma vez que o deputado estadual Marcelo Beltrão (PP) se elegeu prefeito de Coruripe.

 

Severino Pessoa reafirma compromisso com a Saúde dos alagoanos

 

Em defesa da saúde dos alagoanos, o deputado federal Severino Pessoa (Republicanos/AL) voltou a afirmar que continuará buscando recursos voltados ao fortalecimento dos serviços de saúde no Estado de Alagoas, em especial os diretamente voltados à Atenção Básica.

O parlamentar reafirmou ainda o seu compromisso com a população do interior do Estado, em especial os agrestinos e sertanejos.

Durante o período da pandemia, Severino Pessoa direcionou aproximadamente R$ 10 milhões em emendas para municípios alagoanos, sendo a metade desse valor (R$ 5 milhões) exclusivamente para o enfrentamento da Covid-19 em Arapiraca.

Livro sobre expedição científica no Baixo São Francisco será lançado em Penedo

Após duas edições realizadas em 2018 e 2019, sob a coordenação do professor Emerson Soares, a Expedição Científica do Baixo São Francisco foi registrada em livro, que será lançado pela Edufal, nesta segunda-feira (30), no barco Magnifica, porto da balsa, em Penedo, às 9h30. O Baixo São Francisco: características Ambientais e Sociais reúne uma série de dados analisados na região desde 2008, com ênfase nas duas últimas expedições científicas.

Com a colaboração de aproximadamente 50 autores e colaboradores, a obra faz um panorama atual no que diz respeito aos problemas ambientais, sociais e econômicos, o grau de degradação e problemas com desmatamento da vegetação ciliar, assoreamento, extinção de espécies, avanço da intrusão salina, o uso de agrotóxicos, o deficiente em saneamento básico e carência de políticas públicas ambientais nos locais por onde a Expedição passou, em Alagoas e Sergipe.

 

 

 

 

-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (19/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Quarta (20/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias