Sábado, 28 de Novembro de 2020
82 996142974
Política Eleições 2020

Luciano pede sensibilidade ao TRE e diz esperar reverter expulsão do MDB

Prefeito eleito espera regularizar candidatura para poder iniciar processo de transição

17/11/2020 09h21
124
Por: Roberto Gonçalves Fonte: Gazetaweb
Luciano pede sensibilidade ao TRE e diz esperar reverter expulsão do MDB

Eleito prefeito de Arapiraca com mais de 54% dos votos, Luciano Barbosa (atualmente sem partido) pediu sensibilidade à Justiça Eleitoral para que a candidatura seja regularizada o quanto antes para não atrapalhar a transição de Governo. Em entrevista à TV Gazeta, nesta terça-feira (17), ele disse que vai tentar reverter a expulsão do MDB, sigla à qual está filiado há três décadas, alegando que não há motivos para esta punição. 

O gestor afirmou que, apesar do impasse jurídico envolvendo a coligação, está confiante de que será diplomado em tempo para estar apto a tomar posse no dia 1º de janeiro de 2021. Ele argumenta que não há motivos para que a chapa se mantenha na condição de sub judice. 

 

"Espero que esta dificuldade seja resolvida o mais rápido possível, afinal de contas precisamos ter uma transição adequada para que a nossa equipe seja formada e passe a ter acesso às informações da administração. A gente pede a sensibilidade do Poder Judiciário de Alagoas, ao qual confio plenamente, para que decida esta situação o quanto antes. Não é possível atrapalhar a gestão da segunda maior cidade de Alagoas, com mais de 240 mil habitantes", comentou.

Luciano fala que os interessados em contestar a candidatura dele à Prefeitura de Arapiraca [no caso, a família Calheiros e o diretório estadual do MDB] têm todo este direito, mas ele disse esperar que a Justiça seja feita e o imbróglio sanado antes da diplomação e da cerimônia de posse. 

"As minhas expectativas são muito boas. Ganhamos a eleição com mais de 38 mil votos à frente da segunda colocada [Fabiana Pessoa - Republicanos, atual prefeita] em um universo de seis candidatos na disputa. Este resultado vale muito porque representa a decisão da maioria da população. Foi uma vitória maiúscula e a voz das ruas é a maior resposta que se pode dar", entende.

Ao comentar os reais motivos da tentativa de anulação da candidatura, Luciano limitou-se a dizer que há uma contestação do diretório estadual do MDB à convenção municipal do partido, que ele classifica como legítima. "Há um parecer favorável à nossa candidatura por parte do Ministério Público Eleitoral e ganhamos no TSE [Tribunal Superior Eleitoral] o direito de ter o nome e a foto nas urnas. Por isso, acredito que vamos vencer esta batalha". 

Quanto à expulsão do partido, o prefeito eleito afirmou que a punição precisa ser revista pela direção da legenda. Ele acredita que não cometeu nenhum ato que pudesse justificar a medida extrema. "Tenho 30 anos de filiação e nada que pudesse macular e justificar a expulsão. Há casos mais danosos lá dentro e isso deve ser revisto. Agora, é baixar um pouco a temperatura e buscar um entendimento. É um partido que elegeu a maioria dos prefeitos e, aqui em Arapiraca, tem cinco vereadores eleitos na bancada".

Como prioridade da futura gestão, Luciano diz que pretende impactar as pessoas com políticas públicas, sobretudo nas áreas de saúde e educação. Revelou que, de imediato, vai promover uma reestruturação no sistema de atenção básica e na rede municipal de ensino, ampliando, sobretudo, o número de creches, cuja gestão deixará de ser feita pela pasta da Assistência Social e passará para a Secretaria de Educação.

"Também temos como planejamento macro a urbanização da cidade, com a recuperação de logradouros, a construção de uma Ceasa e do distrito industrial, que será possível graças à conclusão da duplicação da AL-220. Arapiraca tem vocação para a agricultura familiar e quero uma Secretaria de Agricultura com este foco, que gera muitos empregos. O setor de serviços do município é forte da mesma forma. Cerca de 50 cidades se servem do comércio de Arapiraca", detalha.

O futuro gestor informou que pretende compatibilizar receitas e despesas para dar prioridade às políticas públicas. "Governar para todos e para quem mais precisa. Este será o meu lema", concluiu Luciano Barbosa.

 

 
 
Anúncio
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (29/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Segunda (30/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias