Sábado, 28 de Novembro de 2020
82 996142974
Geral Arapiraca

Cemitérios públicos de Arapiraca serão abertos à visitação das 7h às 17h

A determinação da Prefeitura de Arapiraca está expressa em Decreto Municipal, que segue as orientações da Organização Mundial de Saúde, no enfrentamento à pandemia de coronavírus

31/10/2020 12h24
35
Por: Roberto Gonçalves Fonte: Redação
Cemitérios públicos de Arapiraca serão abertos à visitação das 7h às 17h

 Na próxima segunda-feira (2), Dia de Finados, os cemitérios públicos de Arapiraca abrirão à visitação, no horário das 7h às 17h. A determinação da Prefeitura de Arapiraca está expressa em Decreto Municipal, que segue as orientações da Organização Mundial de Saúde, no enfrentamento à pandemia de coronavírus.

Vale ressaltar que essa definição segue todas as medidas de segurança previstas para evitar a contaminação por coronavírus, atendendo a Fase Azul do planejamento de Distanciamento Social Controlado, adotado no Estado, em virtude da pandemia da Covid-19.


Após diversas reuniões com órgãos municipais, a exemplo da Vigilância Sanitária, Procuradoria e Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Turismo, com técnicos da Secretaria de Serviços Públicos, o Município está adotando todas as medidas de segurança para a população . Além de cuidar de todos os detalhes de manutenção desses espaços, com pintura, limpeza e construção de cruzeiros para oração, a Prefeitura está cuidada da organização da área externa dos cemitérios, onde comerciantes costumam vender artigos, a exemplo de velas e flores.


Para isso, a população e comerciantes devem ficar atentos às orientações expressas no Decreto Municipal. Entre elas:

- Ficam autorizadas, até o dia 4 de novembro a visitação a cemitérios públicos do Município;
- Ficam proibidas, com o intuito de evitar aglomerações, a realização de celebrações e cultos religiosos no interior dos cemitérios; A programação das celebrações seguem nas paróquias.
- Para este período ficam proibidos os serviços de lavagem de túmulos pelas famílias. Entretanto, equipes do Município realizaram o trabalho de limpeza e manutenção dos cemitérios públicos.
- É proibido o consumo de alimentos no interior dos cemitérios;
- Quanto ao comércio de flores, velas e itens seguirá regras para o funcionamento e local de instalação e barracas;
- Os comerciantes ficam responsáveis pela higiene e uso de equipamentos individuais e segurança;
- Somente comerciantes que possuírem cadastro junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo com autorização poderão comercializar nos entornos dos cemitérios.
- O Município realizará a fiscalização nesses locais.
- O descumprimeto desse decreto importará em responsabilidades civil, penal e administrativa dos infratores.

“Sabemos que esta é uma data tradicional para visitação aos cemitérios, quando muita gente quer prestar homenagens aos seus ente queridos. Mas o mundo todo vive um momento atípico, ainda sem definição para o fim da pandemia. Por isso, neste momento, nós também devemos nos preocupar com a preservação da vida, evitando aglomerações e seguindo as normas sanitárias de segurança”, destacou Vanessa Sampaio, secretária Municipal de Serviços Públicos.

Anúncio
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (29/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Segunda (30/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias