Terça, 20 de Outubro de 2020
82 996142974
Política Eleições 2020

TRE indefere pedidos de envio de tropas federais para dois municípios de Alagoas

Segurança deverá ser mobilizada pelos órgãos do Estado

10/10/2020 07h45
41
Por: Roberto Gonçalves Fonte: Roberto Gonçalves
TRE indefere pedidos de envio de tropas federais para dois municípios de Alagoas

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo, indeferiu os pedidos para envio de tropas federais aos municípios de Satuba (8ª Zona) e Coruripe (7ª Zona) durante as eleições deste ano. 

As decisões foram publicadas no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) da última sexta-feira (09). Nelas, o presidente do TRE destacou que, nos dois casos específicos, o governo do Estado teria apresentado medidas de garantia da segurança, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Polícia Militar, o que justificaria o indeferimento dos pedidos.

Mozabelle Ribeiro ganha as ruas em campanha e conquista adesões

A ex-primeira dama de Palmeira dos Índios Mozabelle Ribeiro (PTB) está entusiasmada na sua campanha para prefeita da terra que já foi administrada pelo celebre escritor Graciliano Ramos tendo como vice o professor Edmilson Sá. O contato de ambos,  com os eleitores foi intensificado nos últimos dias incluindo a zona rural do município, conjuntos habitacionais e o comércio da cidade. A candidata vem recebendo fortes e importantes aliados no seu projeto político a exemplo da ex-secretária municipal de Educação, a educadora Alcineide Nascimento e da ex-vereadora e ex-presidente da Câmara Municipal de Palmeira dos Índios, Maria do Leite. Os demais postulantes são a juíza aposentada Sônia Beltrão (Patriotas) e o prefeito Júlio Cezar (PSB) que está buscando a reeleição.

Lista dos ficha suja provoca estragos em candidatos a vereador em Coruripe

 

A divulgação da listagem do MPF (Ministério Público Federal) com os candidatos enquadrados como ficha suja pela Lei Complementar nº. 135 de 2010, mais conhecida como Lei da Ficha Limpa, vem causando estragos em diversas chapas de candidatos a vereador em Alagoas.

 

Um dos efeitos negativos foi causado em Coruripe. A exposição de nomes como os dos candidatos à Câmara Municipal, Jair Marinho, Rilson, Raphael Lima e Vera Lúcia, todos aliados ao candidato a prefeito Marcelo Beltrão (PP), mexeu com a campanha no município.

Os candidatos Jair Marinho, Rilson, Raphael Lima e Vera Lúcia querem uma vaga no parlamento  da cidade, mas se fragilizaram em razão de seus nomes aparecerem na listagem dos ficha suja divulgada pelo Procuradoria Geral Eleitoral do MPF.

Caso sejam eleitos no dia 15 de novembro, próximo, existe a possibilidade de questionamentos judiciais e de imbróglios em busca da cassação dos seus mandatos a partir da posse em janeiro de 2021. O clima azedou e a instabilidade foi instalada nos comitês eleitorais da cidade.

Mais de 350 candidatos tentam se eleger mesmo com contas reprovadas no TCU

Pelo menos 356 candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador terão que correr para apresentar uma defesa na Justiça Eleitoral nas próximas semanas. Um cruzamento feito pelo G1 entre a lista de gestores públicos que tiveram contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e os registros de candidaturas nos tribunais regionais eleitorais mostra que esses candidatos poderão ser barrados nesta eleição com base na Lei da Ficha Limpa.

O maior número de candidatos com risco de ter o registro negado é de postulantes ao cargo de prefeito (209), seguidos pelos candidatos a vereador (107) e a vice-prefeito (40).
 
Pelas regras, os tribunais regionais eleitorais precisam julgar os pedidos de registros até o dia 26 deste mês, caso contrário os candidatos com contas reprovadas poderão concorrer. Mas há risco de seus votos serem anulados posteriormente, segundo o professor da Universidade Mackenzie e especialista em direito eleitoral Alberto Rollo.

Segundo ele, mesmo que o processo sobre as contas tenha sido concluído no TCU, a Justiça eleitoral precisa levar em conta outros elementos para impugnar as candidaturas, e todo o processo em primeira e segunda instância precisa ser concluído 20 dias antes do primeiro turno, ou seja, dia 26.

Horário eleitoral gratuito

Foi iniciado na última sexta-feira (09) pela manhã o horário eleitoral gratuito no rádio em Arapiraca. De acordo com a produção dos programas das agencias contratadas pelos candidatos, o eleitor vai avaliar a criatividade e competência de cada uma agencia e sua equipe.

Até a final da próxima semana, o eleitor terá uma avaliação para se posicionar em quem votar para prefeito de Arapiraca. No primeiro programa apresentaram suas propostas apenas os candidatos; Luciano Barbosa (MDB) Tarcizo Freire (PP) e a prefeita Fabiana Pessoa (Republicanos) que apresentou suas propostas e fez uma rápida apresentação do que vem sendo realizado no seu curto período de dois meses de gestão pública à frente da Prefeitura de Arapiraca. 

Os demais candidatos não apresentaram o programa Como sempre as agencias contratadas são da capital do Estado, prevalecendo o velho e sábio pensamento – “Santo de casa não faz milagres”.

 

Anúncio
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (21/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Quinta (22/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias