Nessa segunda-feira (31) o município de Arapiraca recebeu a Operação Covid-19 do Exército. O trabalho, solicitado pela Prefeitura, para a desinfecção de ruas, áreas públicas e de maior circulação de pessoas, vem reforçar as ações de enfrentamento ao coronavírus no Município.

Na operação, que começou nesta segunda-feira (31) e segue até a sexta-feira (4), participam militares do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BI Mtz) com ênfase na desinfecção de locais públicos.

O grupo foi recepcionado por equipes da SMTT e da Secretaria de Serviços Públicos, na entrada da cidade, no trecho da rodovia AL-220 e seguiu em comboio até o Centro Administrativo Municipal. No local, representando 59º BI Mtzo, 3º sargento Paulo Ítalo, chefe coordenador da equipe de descontaminação, participou de um encontro com a prefeita de Arapiraca, Fabiana Pessoa, acompanhada do deputado federal Severino Pessoa e secretários municipais.

Para a ação em Arapiraca, o grupo utiliza 1 jipe, dois caminhões e um carro pipa. O 59º BI Mtz já realizou, em quatro meses, mais de 150 dessas ações em todo o Estado, utilizando produto à base de cloro e água sanitária na lavagem e pulverização dos espaços. Para isso, os militares usam equipamentos de proteção individual (EPI) apropriados para o manuseio dos produtos químicos.

A atividade de desinfecção começou pelo Centro Administrativo Municipal e Unidade Sentinela, que funciona no prédio do 3º Centro de Saúde. Nesta terça-feira (01), o trabalho acontece nos bairros Brasília, Planalto, Canafístula, Centro e Bom Sucesso.

A Operação Covid-19 do Exército segue um cronograma organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, a partir do levantamento dos bairros e comunidades rurais com maior índice de casos confirmados com coronavírus. Até sexta-feira (04/09), ruas, unidades de saúde, praças e espaços públicos da cidade recebem o serviço, que posteriormente será continuado por equipes do Município.