Sábado, 26 de Setembro de 2020
82 996142974
Política Eleições 2020

Com discurso independente, sem rejeição, Gilvânia Barros é nome alternativo como pré-candidata a prefeita de Arapiraca

vereadora é pré-candidata a sucessão municipal pelo Solidariedade

29/08/2020 06h28
200
Por: Roberto Gonçalves Fonte: Roberto Gonçalves
 Com discurso independente, sem rejeição, Gilvânia Barros é nome alternativo como pré-candidata a prefeita de Arapiraca

Arapiraca segunda cidade mais importante do Estado com 143.187 eleitores aptos a votar (a maioria de mulheres) irão escolher em primeiro turno em 15 de novembro, o próximo gestor ou gestora. Esse ano, além dos demais pré-candidatos, Luciano Barbosa ou Ricardo Nezinho pelo MDB e o deputado estadual Tarcizo Freire, (PP) duas mulheres buscam a prefeitura, mostrando a força e a capacidade da mulher na terra de Manoel André.

O nome de duas mulheres estão na disputa pela chefia do Poder Executivo, a prefeita, Fabiana Pessoa (Republicanos) e a vereadora, Gilvânia Barros (Solidariedade). Ambas possuem histórico serviços prestados as comunidades e identificação na política arapiraquense. 

Gilvânia Barros está no seu quarto mandado com uma atuação positiva na Casa Herbene Melo, fato que concorreu para as suas vitórias em todas as eleições em Arapiraca. A prefeita Fabiana Pessoa foi vereadora e disputou a Prefeitura de Arapiraca em 2016, na condição de vice-prefeita na chapa liderada pelo ex-prefeito, Rogério Teófilo, Com o falecimento do gestor, assumiu o cargo para o restante do mandato até 31 de dezembro deste ano e decidiu ir para a reeleição.

Outros nomes que estão na disputa são dos advogados Claudio Canuto (Patriotas) e Hector Martins (Cidadania além de Lindomar Ferreira (Psol) 

Experiente na política e em sucessivas campanhas vitoriosas, Gilvânia Barros tem seu nome pontuado nas pesquisas e segundo os dados sem rejeição do eleitorado arapiraquense que na grande maioria é composto por mulheres. Graças ao seu trabalho sempre voltado para o social nas comunidades mais pobres de Arapiraca, sobretudo na sua atuação parlamentar, 

No momento atual de enfrentamento da pandemia, Gilvânia analisa as mudanças que virão no pleito desse ano, a exemplo da campanha virtual nas redes sociais, trabalho que já vem realizando junto com a sua equipe de trabalho.

Cumprindo as recomendações sanitárias dos órgãos da Saúde, vem fazendo seus contatos com lideranças comunitárias em todos os recantos do município. 

Para Gilvania Barros, Arapiraca no momento, atingindo a Fase Amarela do novo corona vírus, sem o registro de óbitos nos últimos 08 dias, não devemos baixar a guarda no combate e prevenção.” Em todos os contatos pessoais realizados vem tomando todos os cuidados recomendados, inclusive usando máscaras, explicou a pré-candidata. 

Segundo a pré-candidata, a receptividade da população as suas propostas é positiva e a encoraja e aumenta sua força no objetivo de conquistar com muita fé em Deus, coragem e a sua fé inabalável na Padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho a chefia do Executivo arapiraquense. Quanto a escolha do nome que vai contar como vice na sua chapa ainda não está definido assim como a data da convenção que vai homologar o seu nome. 

Os números de Arapiraca para as eleições 2020

O número de eleitores aptos em Arapiraca aumentou apenas 1,5% entre os anos de 2018 e 2020. O município tem mais de 230 mil habitantes e os dados da Justiça Eleitoral mostram que, em 2018, havia 141.054 pessoas cadastradas nas duas zonas eleitorais. Na 22ª, o número era de 89.039 eleitores, enquanto na 55ª zona eleitoral havia 52.015 pessoas aptas a votar em Arapiraca.

O mais recente levantamento realizado pela Justiça Eleitoral revela que até junho deste ano, após o recadastramento feito de forma online, por meio da internet, devido à pandemia da Covid-19, o número passou para 143.187 eleitores, o que representa um crescimento de 1,5% em relação a 2018.

Desse total, a 22ª zona conta com 90.956 eleitores, e a 55ª zona eleitoral com 52.231 pessoas aptas a votar no pleito marcado para o próximo dia 15 de novembro.

Ele1 - Criar site de notícias