Dono de uma articulação inquestionável, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), deve mesmo ganhar um ministério do presidente Lula (PT) para chamar de seu. Nos bastidores, dizem que o apoio passa por viabilizar Lira para o Senado em 2026 em troca do apoio irrestrito do deputado ao governo no Congresso Nacional.
A avaliação interna do governo Lula 3, é de que há uma dificuldade com a articulação política com o Congresso. Lira, com sua importância na Casa - mesmo sem o posto de presidente no próximo ano, estará ao lado de Hugo Motta, mais cotado para assumir o cargo - será um ministro importante que pode facilitar o diálogo entre os poderes.
Nos bastidores, comenta-se que o deputado Arthur Lira possa ficar com o Ministério da Agricultura e Pecuária, hoje ocupado por Carlos Fávaro. Com um ministério nas mãos, Arthur Lira se manterá influente e poderá seguir com seus planos de viabilizar sua candidatura ao Senado Federal em 2026.
Ainda com a presidência da Câmara nas mãos, Lira já começou sua investida para 2026 e já tem recebido prefeito e apoiadores de seu rival-amigo Renan Calheiros (MDB), mostrando que o deputado alagoano não mantém mágoas quando o assunto é eleição.
Sensação
Vento
Umidade